sexta-feira, 23 de março de 2012

Projeto leva astronomia à bairro de Porto Alegre.

Na Escola Municipal Mario Quintana, no bairro Restinga, em Porto Alegre, ontem, um objeto diferente despertava curiosidade na criançada. Com o olhar atento, Carlos Eduardo Minas Machado, oito anos, após algumas explicações da professora, perguntou: – Isso é um telescópio?

O estudante da segunda série ouviu como resposta um sim. Foi a primeira vez que o morador da Vila Castelo e muitos outros estudantes tiveram um contato tão próximo com o mundo da astronomia. A partir do projeto de extensão do Departamento de Astronomia da UFRGS, Aventureiros do Universo: Universidade + Escola Trilhando Juntos Novos Caminhos, em parceria com o colégio, os 900 alunos entenderão, na prática, como funcionam as mudanças das estações, a posição solar e dos planetas.

– É uma troca para a gente. Levamos o conhecimento até eles e damos a experiência do contato com a sala de aula aos nossos universitários – conta Daniela Pavani, professora da UFRGS.

Para acompanhar o movimento do sol, os universitários montaram um gnômon (parte do relógio solar que possibilita a projeção da sombra) e mostraram para a criançada que, com material reciclável, é possível construir o instrumento em casa.

– É essencial juntar a teoria à prática. Eles entendem com maior facilidade todo o processo – afirma a diretora Silva Conti.

Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário