quinta-feira, 12 de abril de 2012

Asteroide AG5 pode atingir a Terra em 2040.

Um asteroide com cerca de 140 metros de diâmetro tem preocupado alguns pesquisadores e cientistas por estar em rota de colisão com a Terra. A previsão é de que o AG5, como foi batizado, chegue próximo do nosso planeta em 2040. Segundo o jornal Huffington Post, alguns pesquisadores têm se reunido para discutir como desviá-lo.

Em seu último pronunciamento sobre o asteroide, em 28 de fevereiro, a agência espacial americana (Nasa) afirmou que a possibilidade de colisão é "muito pouco provável" e que o AG5 tem chance 1 na escala Torino, que mede até 10 o risco de impacto na Terra.

O AG5 foi identificado em 8 de janeiro de 2011. Astrônomos conseguiram descobri-lo através de um telescópio refletor Cassegrain de 60 polegadas, localizado no cume do Monte Lemmon nas montanhas Catalina, norte de Tucson, Arizona.

Devido à sua localização atual, ainda não é possível ter outros detalhes do AG5 para que os cientistas possam confiantemente projetar sua distância da Terra no futuro. Mas esse dia está chegando, afirma a Nasa.

Em setembro de 2013, a agência afirma que terá a oportunidade de fazer observações adicionais quando o asteroide estiver a 147 milhões de quilômetros da Terra. Assim, a Nasa espera descartar inteiramete a probabilidade de qualquer impacto em 2040.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário