segunda-feira, 9 de abril de 2012

Documentário defenderá o peruano Paulet como pioneiro da astronáutica.

Um documentário tenta conceder ao peruano Pedro Paulet o pioneirismo na astronáutica e questionar as razões do ostracismo ao qual a Alemanha e a Nasa lhe condenaram ao negar a criação do motor de combustível líquido, usado pelos mísseis militares e os foguetes espaciais.

Após oito anos de pesquisa, o cineasta Álvaro Mejía se prepara para dirigir "En busca de Ordway", que tenta um encontro com o norte-americano Frederick Ordway, o cientista da Nasa que em 1969 ditou uma conferência na Argentina para desacreditar Paulet como precursor dos desenhos americanos do Apolo XI, que levou o homem a pisar na Lua.

Mejía declarou que a influência de Paulet (1874-1945) é incontestável pela existência de provas de seus trabalhos dentro da Sociedade Astronômica Alemã, da qual foi membro o cientista Wernher von Braun, que desenhou os mísseis V2 para o Exército nazista e mais tarde os foguetes da Nasa na corrida espacial.

"Como Paulet não encontrou atenção no Peru, buscou na Alemanha, onde foi muito reconhecido entre 1927 e 1932, quando publicou uma carta no jornal El Comercio do Peru para afirmar que tinha criado o motor de combustível líquido 30 anos antes de a sociedade científica alemã anunciar sua tentativa de buscá-lo", explicou.

Segundo Mejía, a chegada de Adolf Hitler ao poder na Alemanha representou o começo de uma série de interesses e "meias verdades" para se apropriar da invenção de Paulet, cujos documentos e planos na Alemanha "devem ter passado à União Soviética através de um espião chamado Alexander Boris Scherchevsky".

O projeto do documentário que Mejía prepara ganhou um dos prêmios anuais do Ministério da Cultura, dotado com um financiamento de US$ 56 mil. O diretor se encontra em processo de pré-produção com a digitalização de planos, fotografias e outros documentos, e nos próximos meses começará a gravar as primeiras cenas dramatizadas da vida de Paulet.

O Governo regional de Arequipa também vai colaborar com a realização do documentário e a Força Aérea Peruana (FAP) tem a intenção de reconstruir o motor desenhado pelo engenheiro, que começa a ter as invenções resgatadas do esquecimento.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário