terça-feira, 24 de abril de 2012

PUCRS promove oficina de fotografia da Lua em Porto Alegre.

O Laboratório de Astronomia da PUCRS, em Porto Alegre, vai realizar nesta terça e quarta-feira Oficinas de Fotografia da Lua. Serão duas turmas que vão trabalhar a teoria sobre astronomia e fotografia e a prática com exercícios de imagens utilizando a câmera digital acoplada ao telescópio. As oficinas integram as comemorações dos 70 anos do curso de Física da universidade e são gratuitas. 

"Queremos compartilhar, mostrar aos participantes uma técnica de astrofotografia e dar a oportunidade ao participante de realizar o registro", afirma Marcelo Bruckmann, técnico do Laborastro. A oficina terá duas turmas com dez alunos em cada, que foram lotadas no primeiro dia de inscrições. 

O principal objetivo da oficina é divulgar o espaço do laboratório, que existe há quase 35 anos. "Estamos tentando mudar o perfil e caracterizar a divulgação astronômica, conectar as pessoas ao céu. Queremos criar meios de tornar o espaço visível e uma das formas são atividades que têm um diferencial e envolvem diretamente nossos equipamentos", conta Marcelo. 

"Temos a oportunidade de realizar a 2ª edição digital da oficina, antes fazíamos na versão analógica. A partir do investimento da faculdade de física em equipamentos, podemos proporcionar o uso da máquina digital, que de certa forma acelera o processo de resultado", diz o técnico. Antes, essas atividades eram feitas semestralmente, no período do recesso dos alunos. Agora, a intenção é marcar pelo menos dois encontros ao mês, que, segundo Bruckmann, privilegia uma fase específica da Lua. 

No final do curso, cada aluno receberá seu material em arquivo. A atividade acontece das 17h30min às 19h30min no Laboratório de Astronomia, sala 601 do prédio 8 do Campus da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681).

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário