quarta-feira, 9 de maio de 2012

ESA declara término da missão do satélite Envisat.

Poucas semanas depois de completar 10 anos em órbita, a comunicação com o satélite Envisat foi perdida. Uma equipe de engenheiros tentou, por um mês, compreender a origem do problema e reebestalecer contato, no entanto a ESA (agência espacial europeia) declarou oficialmente o fim da missão do satélite.

Como o Envisat não havia apresentado nenhuma deterioração antes de perder o contato, a equipe reuniu todas as informações para compreender o estado do satélite. Com a ajuda de radares e do satélite francês Pleiades foi possível identificar o Envisat no espaço.

A partir das imagens diversas hipóteses foram elaboradoras para tentar descobrir a origem do problema. Uma delas aponta que o aparelho perdeu o regulador de potência e bloqueou a telemetria e os comandos, enquanto outra sugere que um curto circuito ativou o “modo seguro”, configuração criada para garantir a sobrevivência do satélite.

As probabilidades de recuperar o Envisat são baixas, mas a equipe de investigação continuará tentando reestabelecer contato durante pelo menos os próximos dois meses.

O Envisat operou o dobro do tempo inicialmente previsto para sua missão. Com 10 instrumentos sofisticados, o satélite observou e monitorou a superfície da Terra, atmosfera e oceanos.

Estimativas da ESA revelam que pelo menos 2.500 artigos científicos foram publicados com base nos dados obtidos pelo satélite.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário