sexta-feira, 11 de maio de 2012

Olimpíada de Astronomia e Astronáutica ocorre amanhã no País.

A 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) ocorrerá nesta sexta, dia 11, em escolas públicas e privadas de todo o País. Com provas divididas em quatro níveis, de acordo com a escolaridade, a edição deste ano espera atingir a marca de 1 milhão de participantes. No ano passado, 803.180 alunos e 64.890 professores de 9.153 colégios estiveram envolvidos. As instituições cadastradas poderão participar também da Mostra Brasileira de Foguetes.

Participam da competição alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas urbanas e rurais. Segundo o astrônomo João Canalle, coordenador nacional da OBA, cada exame será constituído de 10 perguntas, sendo cinco de Astronomia, três de Astronáutica e duas de Energia. "As questões serão, em sua maioria, de raciocínio lógico", informa.

Os estudantes mais bem classificados vão integrar as equipes que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, ambas em 2013, além de participarem, ainda em 2012, das Jornadas Espacial, de Energia, de Foguetes e do Space Camp.

Segundo Canalle, o objetivo da olimpíada é fomentar o interesse pela Astronomia e ciências afins, promovendo a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.

Mostra Brasileira de Foguetes
Além da olimpíada, as escolas também poderão participar da 6ª Mostra Brasileira de Foguetes. O evento avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet ou de canudo de refrigerante, conforme o nível de escolaridade do aluno.

A MOBFOG ocorre dentro da própria escola e possui quatro níveis. Não há obrigatoriedade em relação ao número de alunos participantes. Os foguetes deverão ser elaborados e lançados individualmente ou em equipe. Após 11 de maio, a escola deverá informar os nomes dos participantes e os alcances obtidos por seus foguetes. No final, todos, incluindo professores e diretores, recebem um certificado da OBA, e os estudantes que alcançarem os melhores resultados receberão medalhas e serão convidados para a 4ª Jornada de Foguetes. No ano passado, a OBA distribuiu 33.307 medalhas.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário