sábado, 25 de agosto de 2012

Conjunção planetária é registrada no céu do RS


Marte (acima), Saturno (à direita) e a estrela Espiga (à esquerda) formam uma conjunção planetária que só se repetirá daqui 30 anos

Quem olhar para o céu até o final de agosto em todo o País poderá assistir a olho nu um fenômeno chamado conjunção planetária. Os planetas Marte e Saturno e a estrela Espiga podem ser vistos alinhados e em boas condições de observação.

"Uma conjunção ocorre quando os astros estão angularmente próximos no céu, ou seja, quase na mesma direção. Eles poderão ser vistos no horizonte poente, isto é, no lado oeste, onde o Sol se põe" - explica o professor Jair Barroso, do Observatório Nacional.

Com um tom avermelhado, Marte aparece como o mais alto dos três, em imagem registrada na última terça-feira em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Com um tom amarelado, Saturno fica à direita, e tem brilho de intensidade parecida. À esquerda, ao lado da Lua crescente, está a estrela Espiga, a principal da constelação de Virgem. "Ela apresenta cintilação, que, em geral, os planetas não mostram. A cintilação de sua luz é devido às turbulências da atmosfera terrestre", explica Barroso.

Na bandeira brasileira, a Espiga é a única estrela localizada acima da faixa de 'Ordem e Progresso', representando o estado do Pará.

A próxima conjunção entre Marte, Saturno e a Espiga ocorrerá daqui 30 anos, tempo que Saturno levará para dar uma volta completa em torno do Sol. A partir daí, será preciso que Marte passe pela mesma direção para formar o alinhamento. No mês passado, uma conjunção entre a Lua, Vênus, Júpiter e a estrela Aldebaran, da constelação de Touro, também foi registrada por internautas no céu brasileiro.

Um outro fenômeno, denominado 'Lua Azul', também está previsto para acontecer em agosto. Segundo o professor Dr. João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), "não se trata da alteração da cor do nosso satélite. É uma coincidência astronômica, quando, no mesmo mês, temos duas Luas cheias. A primeira foi no dia 1º e a segunda será no dia 31. Esse fenômeno só ocorrerá novamente em 2015", explica.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário