sábado, 15 de setembro de 2012

Amador registra choque de objeto com planeta Júpiter .


Um fotógrafo de astronomia amador dos Estados Unidos registrou em vídeo um objeto não identificado colidindo com o planeta Júpiter na última segunda-feira, 10.

George Hall publicou as imagens em seu perfil na rede social de fotos flickr e depois que outro astrônomo, também amador, comentou em um fórum que havia registrado um 'flash' ao observar e planeta, a história ganhou fama e especulações. Seria um asteroide? Ou um cometa?

Segundo Gustavo Rojas, astrofísico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o objeto deveria ter, de acordo com as imagens, no máximo dez metros de diâmetro. Por isso, acredita que trate-se de um asteroide, embora exista, na comunidade científica, a possibilidade de se tratar de um cometa.

A diferença, segundo Rojas, estaria no tamanho dos corpos celestes. "Um cometa é muito maior que um asteroide", afirmou. A luz causada pelo impacto teria acontecido em decorrência de uma explosão, também de acordo com o astrofísico.

"Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar e, por isso, sua enorme gravidade atrai cometas e asteroides. Como ele é formado em sua maior parte por hidrogênio, o impacto da colisão gerou a explosão que se observa no vídeo", explicou Rojas.

Ele também afirmou que o planeta é constantemente atingido por corpos cósmicos, já que sua alta gravidade interfere na órbita destes objetos, desviando suas trajetórias - por isso, funciona até mesmo como escudo do que poderia até mesmo atingir a Terra.

O vídeo do objeto se chocando com o Júpiter produzido e postado por George Hall pode ser visto aqui.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário