sábado, 22 de setembro de 2012

Sonda acha indícios de que Vesta já teve água.

A Nasa apresentou na quinta-feira, 20/09,  resultados das observações da sonda Dawn, que deixou recentemente Vesta. Dois artigos publicados na revista especializada Science revelam os dados obtidos. Entre as descobertas, os registros indicam que materiais voláteis (que evaporam facilmente - provavelmente água) preencheram uma região no equador do gigantesco asteroide.

Vesta é considerado por pesquisadores como um protoplaneta - já que parou no meio do caminho de sua formação como planeta. A nave não achou água no asteroide, mas minerais hidratados (que se forma apenas na presença do líquido) que devem ter chegado à rocha por meteoritos e poeira.

"A fonte do hidrogênio na superfície de Vesta parece ser minerais hidratados entregues por rochas ricas em carbono que colidiram contra o asteroide a velocidades pequenas o bastante para preservar conteúdo com voláteis", diz Thomas Prettyman, cientista líder do detector de raios gama e nêutrons (Grand, na sigla em inglês), da Dawn.

No outro artigo, Brett Denevi, da Universidade Johns Hopkins, descreve um terreno esburacado no protoplaneta que pode ter sido criado por voláteis. Os cientistas acreditam que meteoritos colidiram no asteroide e o calor gerado desfez a ligação do hidrogênio nos minerais dessas pedras e criou água, que evaporou.

"Esses buracos parecem com formações vistas em Marte, mas, enquanto água foi comum no planeta, é totalmente inesperado em Vesta nessa grande quantidade", diz Denevi. "Esses resultados dão evidências de que não apenas minerais hidratados estavam presentes, mas eles tiveram um papel importante na formação da superfície e da geologia do asteroide que vemos hoje."

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário