segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Telescópio da Nasa registra interior de aglomerado de estrelas.

O telescópio espacial Hubble da Nasa registrou uma vista impressionante do centro do aglomerado NGC 6362, localizado há 25 milhões de anos-luz da Terra. A imagem, criada da combinação de imagens ultravioleta, visual e infravermelhas, mostra o interior do grupo, que contém uma grande concentração de estrelas de cores variadas.

Os aglomerados globulares são compostos de estrelas antigas, que com cerca de 10 bilhões de anos são mais velhas que o Sol. Esses grupos de estrelas são comuns entre mais de 150 conhecidas em nossa galáxia, a Via Láctea. Eles estão entre as mais velhas estruturas do Universo que são acessíveis a investigações observacionais diretas, fazendo deles "fósseis sobreviventes dos primeiros anos do cosmos."

Astrônomos deduzem propriedades importantes de aglomerados globulares olhando para a luz de suas estrelas integrantes. Por muitos anos, elas foram consideradas como laboratórios ideais para testar a teoria padrão de evolução estelar. Além disso, a teoria sugere que grande parte das estrelas em um aglomerado deva ter idades parecidas.

Recentemente, medidas precisas feitas em diversos grupos de estrelas, primeiramente com o telescópio Hubble, levaram alguns pesquisadores a questionar tal teoria. Principalmente, segundo a Nasa, certas estrelas que aparentavam ser mais jovens e mais azuis do que as companheiras presentes na NGC 6362.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário