domingo, 30 de dezembro de 2012

Holandeses planejam 'colônia reality show' em Marte.

Enquanto a Nasa fala em enviar humanos a Marte depois de 2030, tem uma história que parece piada de português. Mas é de holandês.

A organização sem fins lucrativos Mars-One, fundada na Holanda, pretende estabelecer um posto avançado em Marte. Em vez de enviar astronautas para uma missão de ida e volta, eles pretendem despachar gente para colonizar o planeta.

A proposta dos holandeses é lançar módulos interconectáveis que permitiriam habitação permanente em Marte, com cultivo de vegetais e um sistema fechado de suporte de vida. E a primeira missão seria em 2023.

Certo, mas de onde virá a grana? Eles pretendem transformar Mars-One num reality show, que seria transmitido no mundo inteiro para financiar o projeto.

A equipe da Mars-One tem alguns membros especializados em missões espaciais, como Arno Wilders, que trabalhou em projetos como a Bepi-Colombo, sonda a ser lançada em 2015 destinada ao planeta Mercúrio.

Mas há uma grande diferença entre fazer um instrumento para uma sonda e criar uma colônia humana num mundo inóspito.

Curiosamente, a iniciativa de tentar domar um planeta desértico parte de um país que existe abaixo do nível do mar. Será que dá pé?

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário