quinta-feira, 27 de junho de 2013

Médicos indianos reconstroem cabeça de menina hidrocefálica.

Eu já havia comentado anteriormente sobre ela aqui no blog. Felizmente existem pessoas boas que não transformam tudo em picaretagem.

Médicos indianos anunciaram nesta quinta-feira que tiveram sucesso na segunda etapa da reconstrução do crânio de uma menina de um ano portadora de um raro distúrbio, que praticamente dobrava o tamanho de sua cabeça.

A cirurgia de quatro horas no crânio de Roona Begum aconteceu em um hospital perto de Nova Délhi, onde no mês passado os cirurgiões drenaram o fluido que havia no interior da cabeça da menina, em uma operação de vida ou morte.

"A cirurgia de hoje foi a maior realizada em termos de remodelação da cabeça. Penso que saiu bem", afirmou o neurocirurgião Sandeep Vaishya. Roona nasceu com hidrocefalia, doença que provoca acúmulo de fluido no cérebro.

A enfermidade fez com que sua cabeça virasse uma circunferência de 94 centímetros, pressionando o cérebro e impossibilitando a menina de sentar ou engatinhar. A operação foi realizada em um hospital dirigido pela organização privada Fortis Healthcare Group.

A cirurgiã plástica Rashmi Taneja, que trabalhou com Vaishya na operação, disse à AFP que nunca havia enfrentado um caso como o de Roona. Os médicos fizeram pequenos orifícios nos ossos separados do crânio em consequência da pressão do fluido, os aproximaram e juntaram, para garantir que os tecidos do interior ficassem completamente cobertos pelos ossos.

Roona vive em um vilarejo com seus pais, que são muito pobres para pagar o tratamento. A operação foi financiada com doações internacionais, incluindo US$ 57 mil dólares arrecadados por dois estudantes noruegueses em uma campanha pela internet.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário