sábado, 20 de julho de 2013

Nasa tira foto simultânea da Terra e de Saturno e convida todos a 'participar'.

Agência Espacial americana (Nasa) fotografou nesta sexta-feira, 19/07,  uma foto simultânea de Saturno e da Terra e convidou pessoas do mundo todo a "participar" do evento.

A sonda espacial Cassini, situada na órbita de Saturno desde 2004, fotografou esse planeta na sexta, entre 21h27 e 21h47 GMT (18h27 e 18h47 de Brasília), no momento em que Saturno será iluminado por trás pelo Sol. O objetivo da operação é contribuir para o estudo da forma dos anéis de poeira de Saturno.

"A Terra terá apenas o tamanho de um pixel visto da Cassini (...) mas isso dá aos habitantes da Terra a oportunidade de ver com o quê seu planeta se parece (visto) de Saturno", explicou Linda Spilker, cientista associada do projeto Cassini do Laboratório da Nasa, em Pasadena, Califórnia.

"E esperamos que vocês participem, saudando Saturno da Terra para que possamos celebrar este momento em particular", completou.

A sonda Messenger, que busca possíveis satélites naturais ao redor do planeta Mercúrio, vai tirar outra foto da Europa, do Oriente Médio e da Ásia Central na sexta e no sábado, às 11h49, 12h38 e 13h41 GMT (8h49, 9h38 e 10h41 de Brasília) cada um desses dias. A Nasa publicará as fotos na semana que vem.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário