sexta-feira, 15 de novembro de 2013

'Enxame de estrelas' revela novos dados sobre a formação de planetas.


Astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) capturaram a melhor imagem já obtida das nuvens situadas em torno do enxame estelar NGC 3572. Os cientistas se surpreenderam ao descobrir que a formação estelar nesse aglomerado perdura há mais de 10-20 milhões de anos, sugerindo que o processo de formação planetária pode ocorrer em escalas de tempos muito mais longas do que o que se pensava anteriormente.

A imagem mostra como as nuvens de gás e poeira estão sendo esculpidas pela radiação em formas que se assemelham a bolhas, arcos e estruturas estranhas - colunas escuras conhecidas como trombas de elefante - pelos ventos estelares originados pelo conjunto de estrelas quentes jovens. As estrelas mais brilhantes do enxame são muito mais pesadas do que o Sol e terminarão a suas curtas vidas em explosões de supernovas. O percurso de vida de uma estrela é determinado em grande parte pela sua massa, por isso um determinado enxame conterá estrelas em várias fases das suas vidas.

As nuvens de gás brilhante e o enxame de estrelas que as acompanha são o assunto dessa fotografia obtida com o instrumento Wide Field Imager, montado em um telescópio de 2,2 metros instalado no Observatório de La Silla, no Chile. Essas estrelas brilham intensamente e emitem poderosos ventos estelares que tendem a dispersar o gás e a poeira que ainda restam na sua região circundante. Na parte inferior da imagem pode ver-se um grande pedaço da nuvem molecular que deu origem a estas estrelas.

Uma estranha estrutura que pode ser vista ligeiramente acima do centro da imagem: uma nebulosa muito pequenina em forma de anel. Os astrônomos ainda não sabem ao certo qual a origem desta curiosa estrutura, mas pensam que se trata do resto denso da nuvem molecular que formou o enxame, talvez uma bolha criada em torno de uma estrela quente muito brilhante. Alguns autores pensam que pode ser um tipo de nebulosa planetária - os restos de uma estrela moribunda - com uma forma incomum.  

Imagem de grande angular mostra a zona do céu em torno do enxame estelar NGC 3572 e as suas nuvens de gás associadas

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário