sábado, 2 de novembro de 2013

Último eclipse solar do ano pode ser visto domingo no Norte e Nordeste.


Um raro eclipse solar poderá ser acompanhado em alguns Estados do Norte e Nordeste do Brasil e em regiões de África, Europa e Estados Unidos no próximo domingo, quando a Lua tapará o Sol parcial ou totalmente, dependendo da localização do observador. Esse deve ser o último eclipse solar de 2013, e poderá ser visto no País pela manhã, entre as 9h e 11h (horário de Brasília).

http://xjubier.free.fr/en/site_pages/solar_eclipses/xSE_GoogleMapFull_Test.php?Ecl=+20131103&Acc=1&Umb=0&Lmt=1&Mag=1&Max=1 

A forma arredondada da Terra, que deixa algumas regiões do planeta mais próximas da Lua, explica por que alguns espectadores do oeste da África verão um eclipse total, enquanto aqueles que estiverem no Brasil, no leste dos Estados Unidos ou no sul da Europa só verão o Sol parcialmente oculto. Em qualquer caso, os especialistas recomendam não olhar diretamente para o Sol durante este incomum eclipse híbrido, a menos que se use um vidro especial ou se observe o fenômeno indiretamente, usando um filtro. Óculos de sol comuns não protegem os olhos o suficiente, advertiram.

A maior parte do eclipse acontecerá às 10h37 de Brasília no Oceano Atlântico, 330 quilômetros a sudoeste da Libéria, segundo um site da Nasa na internet que registra eclipses. No Brasil, o eclipse anular só poderá ser visto em sua forma parcial - ou seja, o tamanho da Lua no céu não será suficiente para encobrir totalmente o Sol.

No Gabão, oeste da África, o eclipse total poderá ser visto. No ponto máximo do fenômeno sobre a Terra, na região central do país africano, por volta das 11h50 de Brasília, o Sol ficará oculto durante um minuto, aproximadamente. O eclipse solar terá duração de dez segundos no norte do Quênia.

Se as condições meteorológicas permitirem, as fases parciais do eclipse poderão ser observadas no sul da Europa, incluindo algumas partes de Espanha, Itália e Grécia. No leste dos Estados Unidos, os espectadores poderão ver um eclipse parcial pouco depois do nascer do Sol, assim como no Brasil, onde a luz do Sol deve escapar ao redor da Lua.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário