sábado, 22 de fevereiro de 2014

Astrônomos olham dentro de estrela em decomposição.

Pela primeira vez na história, astrônomos foram capazes de observar dentro do coração de uma estrela explodindo através do uso de um telescópio espacial para observar o cadáver moribundo de Cassiopeia A, uma estrela que já teve oito vezes o tamanho do Sol.

“Esta tem sido uma observação reveladora para a astrofísica há décadas”, declarou Steven Boggs, chefe do departamento de Física na Universidade de Berkeley e coautor de artigo publicado na Nature.
 
“Pela primeira vez, somos capazes de ver a emissão radioativa na remanescente de uma supernova, o que nos permite sondar a física fundamental da explosão nuclear no coração da supernova como nós nunca fomos capazes de fazer antes”.

Supernovas são um mecanismo chave na formação do Universo como o conhecemos, criando uma grande variedade de elementos "pesados" via nucleossíntese e jogando a matéria nos confins dos cosmos. Na verdade, as ondas de choque das supernovas podem até desencadear a formação de novas estrelas - fazendo essas explosões parte inspiradora do "ciclo de vida" do Universo.

"As pessoas deviam se preocupar com explosões de supernovas, porque é de onde todas as coisas que nos faz vêm”, disse à CNN Brian Grefenstette, autor principal do artigo e cientista de pesquisa no Instituto de Tecnologia da Califórnia.

"Todo o ferro no sangue, cálcio em seus ossos e dentes, e ouro em sua aliança de casamento, tudo isso vem do centro da explosão de uma supernova."

As supernovas ocorrem quando estrelas muito maiores que o nosso Sol ficam sem energia e combustível, deixando para trás um denso núcleo que entra em colapso sobre sua própria massa, um processo que pode acontecer a velocidades de até 70 mil quilômetros por hora e que pode causar uma onda de choque, expelindo gás e poeira no espaço.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário