terça-feira, 10 de junho de 2014

Sphere registra disco de poeira em torno de estrela.

Captar imagens de planetas distantes não é uma tarefa fácil, pois esses astros estão muito próximos das estrelas que orbitam e seu brilho acaba ofuscando os planetas e dificultando a visualização. O Sphere, instrumento construído para estudar exoplanetas (planetas que orbitam em torno de estrelas que não são o sol), conseguiu atingir grau de contraste superior ao dos equipamentos já existentes. O uso do Sphere permitiu registrar o disco de poeira em torno da estrela HR 4796A de forma nítida, mesmo com o forte brilho do astro, que deixou os pesquisadores otimistas. A expectativa é que ele revolucione o estudo sobre esses planetas.

Os primeiros resultados do Sphere foram divulgados no dia 03 de junho pelo (European Southern Observatory), que faz parte do consórcio de instituições europeias lideradas pelo Instituto de Planetologia e Astrofísica de Grenoble, na França, responsáveis pela concepção e construção do equipamento, que funciona junto ao VLT (Very Large Telescope) no Observatório do Paranal, no Chile. O equipamento foi instalado em maio deste ano, após passar por testes de aceitação na Europa em dezembro de 2013.

Através da combinação de várias técnicas avançadas, o Sphere consegue obter o melhor contraste já visto na captação de imagens diretas de planetas que estão fora do sistema solar, em comparação aos resultados obtidos pelo Naco, primeiro equipamento a obter uma imagem direta de um exoplaneta. "O Sphere é um instrumento muito complexo. Graças ao trabalho árduo de todos os envolvidos na sua concepção, construção e instalação, já conseguimos superar todas as nossas expectativas" diz Jean-Luc Beuzit, investigador principal do Sphere e membro do Instituto de Planetologia e Astrofísica de Grenoble.

Beuzit afirma que esse é apenas o início dos benefícios que o Sphere trará à pesquisa científica. "O Sphere é uma ferramenta poderosa e única, que irá, sem sombra de dúvidas, revelar muitas surpresas excitantes nos próximos anos," conclui. O equipamento estará disponível a toda a comunidade astronômica até o final do ano.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário