quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Telescópio Hubble faz a maior e mais nítida foto da Galáxia de Andrômeda.

O Telescópio Espacial Hubble fez a maior imagem já conhecida da Galáxia de Andrômeda. A foto tem 1,5 bilhão de pixels e mostra mais de 100 milhões de estrelas e milhares de conglomerados de estrelas.

Para se ter ideia da grandeza da imagem, ela retrata uma extensão de 40 mil anos-luz (cada ano-luz equivale a cerca de 10 trilhões de km), cerca de um terço de toda a Galáxia de Andrômeda. Esta é a galáxia espiral mais próxima da Via Láctea e fica a uma disância aproximada de 2,54 milhões de anos-luz da Terra.

De acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA), que administra o Hubble em conjunto com a Nasa, seriam necessárias 600 televisões HD para mostrar a imagem total. Para obter a imagem completa, o telescópio fez 411 fotos que foram agregadas em um tipo de mosaico.

Para os pesquisadores, a imagem de alta precisão pode dar origem a novos estudos sobre esse tipo de galáxia. "A clareza dessas observações ajudará os astrônomos a interpretar a luz das muitas galáxias que têm uma estrutura similar, mas ficam a distâncias muito maiores", afirmou a ESA, em texto divulgado este mês.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário