quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Protótipo de nave da ESA conclui voo experimental com sucesso.

Em 100 minutos, veículo espacial experimental vai ao espaço e retorna à Terra. A Agência Espacial Europeia quer, no futuro, desenvolver nave reutilizável capaz de aterrissar sem danos.

O protótipo de uma nave espacial da Agência Espacial Europeia (ESA) concluiu com sucesso, nesta quarta-feira (11/02), seu voo experimental. O experimento, que durou 100 minutos, é o primeiro passo para o desenvolvimento de um sistema europeu de transporte espacial reutilizável.

"Não poderia ter sido melhor. Isso vai ampliar as fronteiras do conhecimento. Agora temos que analisar os dados coletados", afirmou o diretor geral da ESA, Jean-Jacques Dordain.

Após um atraso de 40 minutos por problemas de transmissão no sistema de dados, o chamado Veículo Intermediário Experimental (IXV) foi lançado de Kourou, na Guiana Francesa. Seu pouso no Oceano Pacífico ocorreu como previsto, 100 minutos depois do lançamento.

O protótipo atingiu uma altura de aproximadamente 413 quilômetros – suficiente para alcançar a Estação Espacial Internacional (ISS) – antes de retornar à Terra a 27 mil quilômetros por hora.

Durante o voo, a ESA testou uma variedade de materiais, desde fibras de carbono de alta tecnologia até cortiça, para medir o impacto de temperaturas durante a reentrada na atmosfera, que podem chegar a mais de 1.600 graus centígrados.

A agência espacial irá apresentar, em aproximadamente seis semanas, os dados coletados por 300 sensores de pressão e temperatura, instalados no protótipo. O IXV é ponto de partida para o projeto de uma futura nave autônoma e reutilizável, que contribuirá para que a Europa seja mais independente da Rússia e dos Estados Unidos, além de reduzir o custo das missões.

O IXV, que custou cerca de 150 milhões de euros, é semelhante aos ônibus espaciais da NASA, porém sem asas. O próximo passo é desenvolver um veículo capaz de pousar automaticamente em uma pista.

Fonte: Portal Terra / ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário