terça-feira, 22 de setembro de 2015

Primeira mulher no espaço, Valentina Tereshkova abre exibição em Londres.


Posando ao lado da aeronave que a colocou em órbita como a primeira mulher no espaço, a russa Valentina Tereshkova abriu uma exposição em Londres na última quinta-feira (17) dedicada à exploração soviética do cosmo.

Em 16 de junho de 1963, Valentina saiu a bordo da Vostok-6, 20 anos antes de Sally Ride ser a primeira mulher norte-americana a viajar ao espaço.

A nave Vostok-6, de 2,6 toneladas, é parte da exposição em "Cosmonauts: Birth of the Space Age", que de acordo com o Museu de Ciência de Londres, é "a maior coleção de aeronaves e artefatos soviéticos já vistos fora da Rússia".

Valentina orbitou a Terra 48 vezes durante sua missão. Ela supostamente gritou "Ei céu, tire seu chapéu! Estou indo te ver", durante o lançamento.

Falando sobre a aeronave Vostok-6, ela disse à Reuters: "Eu olho para ela com amor porque me possibilitou trabalhar com sucesso por três dias em órbita".

A exibição também mostra o veículo lunar soviético LK-3, de 5 metros, que foi desenhado para levar somente um cosmonauta para a superfície da lua, e foi mantido em segredo até 1989.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário