quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Astrônomos descobrem objeto mais distante dentro do Sistema Solar.

Um grupo de astrônomos americanos descobriu o que parece ser o objeto mais distante já detectado no Sistema Solar, localizado três vezes mais longe do Sol do que Plutão e nomeado pelos cientistas como V774104.

Trata-se de um planeta anão de 500 a 1.000 quilômetros de diâmetro e cuja órbita não poderá ser comprovada até daqui a um ano, segundo informaram os descobridores no encontro anual da Sociedade Astronômica Americana realizado nos arredores de Washington.

"Não podemos explicar as órbitas destes objetos segundo o que sabemos sobre o Sistema Solar", explicou Scott Sheppard, um astrônomo da Instituição Carnegie para a Ciência e que dirigiu a equipe que fez a descoberta.

O V774104 está a 15,4 bilhões de quilômetros do Sol, ou 103 unidades astronômicas (UA) de distância, ou seja, 103 vezes a distância que existe entre a Terra e o sol.

O objeto do Sistema Solar mais distante achado até esta novidade era o planeta anão Eris, que foi localizado em 2005, conta com uma lua chamada Dysnomia e está a cerca de 14,5 bilhões de quilômetros do Sol.

Joseph Burns, professor de Astronomia da Universidade de Cornell, em Nova York, afirmou nesta quarta-feira que a descoberta é mais uma mostra de que o Sistema Solar é maior do que se pensava.

"Precisamos de um pouco mais de tempo para calcular a órbita e determinar o tamanho exato do objeto", declarou.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário