terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Foguete da SpaceX retorna com sucesso à Terra após pôr satélites em órbita.

A companhia aeroespacial privada SpaceX completou nesta terça-feira com sucesso uma missão de grande dificuldade técnica, na qual enviou um foguete ao espaço para pôr vários satélites em órbita e o aparelho retornou à Terra, onde realizou uma aterrissagem sem complicações.

Uma cápsula Falcon 9 sem tripulação a cargo da companhia californiana decolou de Cabo Canaveral (Flórida, EUA) com uma carga de 11 satélites de comunicação.

Alguns minutos mais tarde, o acelerador se separou do resto do foguete, realizou um giro de 180 graus e retornou à Terra, onde aterrissou a apenas 10 quilômetros mais longe de onde tinha decolado.

O resto do foguete, com a carga, seguiu sua rota até conseguir pôr os 11 satélites em órbita, uma operação que durou no total cerca de meia hora.

O envio de hoje foi o primeiro de um foguete ao espaço por parte da SpaceX desde o dia 28 de junho, quando outra cápsula Falcon 9, sem tripulação e que levava carga para a Estação Espacial Internacional (ISS), explodiu minutos após seu lançamento.

A SpaceX deve lançar sua primeira missão tripulada em 2017.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário