quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Cientistas farão última tentativa de contatar robô pousado em cometa.

As equipes encarregadas do pequeno robô Philae, hóspede do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, em silêncio há mais de cinco meses, vão fazer uma última tentativa para tirá-lo de seu silêncio - informou na última sexta-feira (8) a agência espacial alemã DLR.

Os engenheiros vão tentar ativar uma engrenagem dentro de Philae. Eles esperam que o aparato irá mover o robô e permitirá melhorar a recepção de luz do sol em seus painéis solares, disse à AFP Philippe Gaudon, da agência espacial francesa CNES.

Esta é a primeira vez que esta operação será tentada no robô-laboratório equipado com dez instrumentos alojado no cometa desde novembro de 2014, como parte da missão Rosetta, da Agência Espacial Europeia (ESA).

O comando será enviado da Alemanha para a sonda europeia Rosetta, que irá transmitir para o
robô no domingo, disse Gaudon. Esta ordem será enviada durante vários dias, acrescentou.

"O tempo é curto, por isso queremos explorar todas as possibilidades", afirmou em comunicado Stefan Ulamec, encarregado do robô Philae no DLR. "De hoje até o final de janeiro, as condições sobre o cometa se tornarão hostis ao robô e a missão Philae terá um fim natural", apontou a DLR.

"É uma manobra desesperada", estimou Gaudon. "Inicialmente, não estamos certos de que Philae irá receber o comando. Depois, caso a engrenagem se ative, não conseguiremos ter controle da trajetória, e será arriscado", avalia.

Ele considera "muito improvável que o robô consiga voltar para sua rota".

Missão
Philae completou em 12 de novembro um ano pousado no cometa 67P/Churyumov-Geramisenko (apelidado "Churi"), para onde foi levado pela sonda europeia Rosetta com a missão de explorar diretamente o núcleo mediante seus sofisticados instrumentos de observação.

Após mais de dez anos de viagem interplanetária a 450 milhões de quilômetros da Terra a bordo de Rosetta, o robô pousou em 12 de novembro de 2014 no cometa, um marco histórico que foi seguido em todo o mundo.

Em sua queda, Philae saltou várias vezes e, finalmente, estabilizou entre duas falésias.

Com seus dez instrumentos, o robô trabalhou por 60 horas e depois morreu porque os painéis solares que dão vida a ele não está recebendo energia suficiente.

No final de janeiro, vai entrar em hibernação, sem esperanças de acordar novamente. Uma merecida aposentadoria, esperando que Rosetta se junte a ele em setembro de 2016 para acabar com sua vida no cometa.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário