quarta-feira, 2 de março de 2016

Nave Soyuz volta à Terra com astronautas da "missão do ano".

A nave Soyuz TMA-18M, com três astronautas a bordo, retornou nesta quarta-feira à Terra procedente da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), informou o Centro de Controle de Voos da Rússia.

O módulo de descida aterrissou nas estepes da república centro-asiática do Cazaquistão no horário previsto, às 4h26 GMT (1h26 de Brasília), poucas horas depois de se separar da plataforma orbital.

Dos três integrantes da expedição, os russos Sergei Volkov e Mikhail Kornienko, e o americano Scott Kelly, os dois últimos permaneceram na ISS por 340 dias.

"Tivemos a aterrissagem", anunciou o porta-voz do Centro de Controle de Voos russo.

A cápsula de descida, presa a um enorme paraquedas, pousou a cerca de 147 quilômetros da cidade de Zhezkazgan, na região cazaque de Qaraghandy, onde era esperada por pessoal militar de socorro.

No entanto, pela primeira vez, as equipes de salvamento não ajudaram os astronautas a abrir a escotilha, nem a sair da cápsula.

Kornienko e Kelly deixaram a nave de descida com seus próprios pés e não receberam ajuda em uma tentativa de simular uma futura aterrissagem em Marte, onde não haveria ninguém para oferecer assistência aos astronautas.

"Neste momento em que há divergências nas relações bilaterais entre Rússia e Estados Unidos, me sinto orgulhoso que russos e americanos trabalhem lado a lado em missões importantes", comentou o embaixador dos EUA em Moscou, John Tefft, segundo a agência russa "Tass".

Kornienko e seu colega da Nasa, Kelly, são os primeiros astronautas que concluíram uma estadia de quase um ano na plataforma orbital desde que a mesma entrou em operação há mais de 15 anos.

O indivíduo que mais tempo permaneceu em uma plataforma orbital foi o cosmonauta russo Valeri Poliakov, que ficou 437 dias na antiga estação russa MIR. Kelly, por sua vez, é o primeiro americano que concluiu uma odisseia espacial tão longa.

O objetivo da expedição anual é comprovar os efeitos dos voos de longa duração no organismo humano para a realização de viagens interplanetárias.

A Nasa tem a intenção de comparar as mudanças físicas e psicológicas no corpo de Kelly com os resultados das análises realizadas em seu irmão gêmeo, Mark, um astronauta aposentado.

Volkov, comandante da expedição, por sua vez, tinha chegado à estação espacial em setembro do ano passado.

Permanecem na ISS o russo Yuri Malenchenko, o americano Tim Kopra e Team Peake, o primeiro britânico a integrar uma missão espacial na plataforma. Os três chegaram à estação em dezembro de 2015.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário