segunda-feira, 4 de abril de 2016

Lançado com sucesso terceiro voo de foguete reutilizável da Blue Origin.

A empresa americana Blue Origin lançou com sucesso o terceiro voo de seu foguete reutilizável, ao conseguir que a nave não tripulada aterrissasse sem problemas após ter descido cem quilômetros, anunciou no último sábado (2) seu fundador, Jeff Bezos.

"Decolagem sem problemas do BE-3 e perfeita aterrissagem do booster", um foguete reutilizável, tuitou em tempo real Jeff Bezos, também fundador da Amazon.

O foguete reutilizável tinha feito seu primeiro voo no fim de novembro, o que pôs a Blue Origin em vantagem com relação à concorrente SpaceX, a primeira empresa a tentar uma experiência do tipo, mas de forma infrutífera.

Em janeiro passado, o segundo lançamento também resultou em voo e pouso bem sucedidos.

O lançador da Blue Origin chega até 100 km de altitude, considerada a fronteira entre a atmosfera terrestre e o espaço, antes de começar uma descida vertical, que realiza cada vez mais lentamente, ajudado por um paraquedas, até chegar a uma velocidade de 5 km/h antes de pousar no local de lançamento da empresa, no Texas (sul).

Conseguir que lançadores possam ser reutilizados, sobretudo os mais pesados, é um objetivo prioritário da indústria aeroespacial, fundamentalmente de operadores de satélites, com a finalidade de reduzir os custos.

"A recuperação plena do lançador muda as coisas", disse Bezos em novembro.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário