quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Agência Europeia investiga pouso de módulo que chegou a Marte.

A Agência Espacial Europeia (ESA) investiga o status do módulo Schiaparelli, que chegou a Marte no início da tarde desta quarta-feira (19). Minutos depois de sua entrada na atmosfera, o sinal foi perdido. Os especialistas devem trabalhar durante toda a noite e passar mais informações na manhã desta quinta. 

A missão também pôs, simultaneamente, a sonda TGO (Trace Gas Orbiter) na órbita do planeta. A operação é uma parceria entre russos e europeus e busca testar a capacidade dos parceiros de aterrissar um módulo de maneira segura no planeta vermelho, 13 anos depois das desventuras do pequeno robô Beagle 2. 

Até hoje, apenas os americanos conseguiram pousar em Marte equipamentos que funcionaram em seguida. 

Sobre a missão
A sonda e o módulo de pouso Schiaparelli constituem o primeiro episódio da ExoMars, uma ambiciosa missão científica entre Rússia e Europa, dividida em duas etapas (2016 e 2020) e que pretende buscar indícios de vida atual e passada em Marte. 

A TGO orbita na atmosfera de Marte para detectar rastros de gases como o metano, que poderia indicar a presença de uma forma de vida atual no planeta. 

O clima no planeta vermelho não é excelente. "Há tempestades de poeira. Mas nada dramático. Não atrapalha. Não é inquietante", disse o diretor do módulo de pouso, Thierry Blancquaert, que estava no Centro Europeu de Operações Espaciais (ESOC), em Darmstadt (Alemanha). 

Segunda tentativa
Esta é a segunda vez que a Europa tenta conquistar Marte. Em 2003, a sonda Mars Express lançou o pequeno módulo Beagle 2, de concepção britânica, mas o robô nunca deu sinais de vida. Os cientistas sabem desde 2015 que ele pousou, mas estava danificado. 

Depois de uma viagem de sete meses, TGO e Schiaparelli se separaram no domingo. O módulo, com massa de 577 kg ao partir, segue agora para Marte. 

O módulo de pouso é uma cápsula de 2,40 metros de diâmetro que se parece um pouco a uma piscina inflável para bebês. 

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário