terça-feira, 30 de janeiro de 2018

SpaceX lançará seu primeiro Falcon Heavy no dia 6 de fevereiro

O tão aguardado voo inaugural do mais pesado foguete da SpaceX, o Falcon Heavy, agora tem uma data para acontecer: o próximo dia 6 de fevereiro. Elon Musk, o fundador e CEO da agência espacial privada, confirmou a data em coletiva de imprensa no último sábado (27/01).

O lançamento se dará a partir do histórico Launch Pad 39A, o mesmo usado para as missões Apollo da NASA e os voos do ônibus espacial, no Kennedy Space Center da agência americana em Cabo Canaveral, Flórida. 

O anúncio de Musk se deu três dias após o primeiro teste dos 27 motores do Falcon Heavy. Apesar de ter confirmado o dia 6 de fevereiro como data de lançamento, em todo caso há outra janela reservada a SpaceX no dia seguinte, segundo informações da SpaceNews.

Com 70 metros de altura e composto por três núcleos Falcon 9, o Falcon Heavy é o foguete mais poderoso desde o Saturn V da NASA. Ele também foi projetado para retornar à Terra após o lançamento. O veículo tem capacidade para lançar cargas de até 57 toneladas, o dobro do seu rival mais próximo, o Delta IV Heavy da United Launch Alliance.

Ground control to major Musk
Entretanto a primeira carga do Falcon Heavy não será uma missão de reabastecimento da Estação Espacial Internacional, tampouco colocar um satélite na órbita da Terra, como o Falcon 9 vinha fazendo. O primeiro voo do Heavy terá uma ambição, no mínimo, excêntrica, tendo em vista que levará o Tesla Roadster de Musk ao espaço. O também CEO da Tesla informou que, se bem-sucedido, o lançamento colocará eventualmente o carro na órbita elíptica de Marte.

Em dezembro do ano passado, Musk publicou em sua conta no Instagram imagens do Tesla alocado no Falcon Heavy e explicou que levar um carro para as dependências da órbita de Marte seria uma forma de driblar os testes inaugurais de foguetes que costumam ser entediantes.

"Um carro vermelho para o planeta vermelho. Os voos de teste de foguetes novos geralmente contêm simuladores de massa sob a forma de blocos de concreto ou aço. Isso pareceu extremamente chato. Claro, qualquer coisa chata é terrível, especialmente para empresas, então decidimos enviar algo incomum, algo que nos faz sentir. A carga útil será um Tesla Roadster original", escreveu. Musk também sugere no post que o carro entrará na órbita de Marte tocando Space Oddity, de David Bowie.

O bilionário, no entanto, tentou em outras ocasiões diminuir as expectativas para o primeiro voo do grande foguete, dizendo que existe uma chance justa de que o lançamento possa falhar.

"Há muito que pode dar errado", disse Musk no ano passado. "Eu incentivo as pessoas a descerem a Cabo para ver a primeira missão do Falcon Heavy, ela será excitante de qualquer forma", completou.

Fonte: IDGNOW

Nenhum comentário:

Postar um comentário