quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Cientistas americanos desenvolvem dispositivo capaz de ler pensamentos.

Cuidado com o que você diz. E ainda mais cuidado com o que você pensa. Pesquisadores da Universidade de Columbia criaram um dispositivo capaz de analisar atividades cerebrais e transformá-las em fala clara e inteligível.

O estudo publicado na revista científica Nature, uma das mais relevantes no mundo, é considerado um passo significativo para a criação de um sistema definitivo que possa ler pensamentos.

O objetivo é ajudar pessoas que perderam a fala a recuperarem sua capacidade de se comunicar com o mundo exterior. Isso inclui vítimas de derrames ou portadores de doenças como a esclerose lateral amiotrófica.

A tecnologia desenvolvida por neuroengenheiros foi capaz de processar palavras ouvidas por pacientes e reconstruí-las por meio de uma voz artificial. No site da Universidade de Columbia, é possível ouvir o que parece um robô contando de 0 a 9 em inglês.

Obs. GEUC-RS: No futuro estas pesquisas, e outras em andamento (1) / (2), podem ajudar a ciência e o meio ufológico a desmascarar muitas fraudes e equívocos.

Fonte: CLICRBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário