quarta-feira, 17 de abril de 2019

Nasa e SpaceX firmam parceria para teste de defesa da Terra contra possíveis asteroides.

A Nasa e a SpaceX, do executivo Elon Musk, firmaram recentemente uma parceria para que a empresa forneça serviços de lançamento para a missão DART (Teste de Direcionamento de Duplo Asteroide), a primeira a demonstrar a capacidade de desviar um asteroide colidindo com ele uma espaçonave em alta velocidade.

O custo total para a Nasa lançar o DART é de aproximadamente US$ 69 milhões (quase R$ 270 milhões), o que inclui o serviço de lançamento e outros custos relacionados à missão. O anuncio foi feito pela agência espacial norte-americana por meio de um comunicado em seu site oficial.

A missão está prevista para junho de 2021, quando o foguete o Falcon 9, da SpaceX, será lançado da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia. Usando a propulsão elétrica solar, a espaçonave interceptará e colidirá com a pequena lua do asteroide Didymos em outubro de 2022, quando o asteroide estará a 11 milhões de quilômetros da Terra, segundo a agência espacial americana. 

A SpaceX tornou-se referência no mercado espacial por conta de seus foguetes reutilizáveis. A companhia frequentemente consegue recuperar partes dos propulsores utilizados em seus lançamentos, o que proporciona uma grande economia em custos operacionais. Na quinta-feira passada (11), a empresa realizou o primeiro lançamento comercial de seu foguete pesado Falcon Heavy para colocar um satélite saudita em órbita e, pela primeira vez, conseguiu recuperar os três propulsores da aeronave na Terra.

Fonte: CLICRBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário