sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Índia perde contato com sonda que deveria pousar na Lua.

O sonho de se tornar o quarto país do mundo a pousar na Lua terminou, pelo menos por enquanto, para a Índia. O país perdeu, na noite desta sexta-feira (6), a comunicação com a sonda que enviou rumo à Lua. O sinal não foi mais detectado pouco antes do horário previsto de pouso. As informações são da agência espacial indiana.

— A descida do Vikram estava em andamento conforme o planejado e foi observado um desempenho normal. Posteriormente, a comunicação da sonda com a estação terrestre foi perdida. Os dados estão sendo analisados. — disse o presidente da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (Isro), K. Sivan, na sala de controle.

O Vikram era uma das peças da missão lunar Chandrayaan-2, cujo lançamento ocorreu no sul da Índia em 22 de julho. Com ela, a Índia esperava tornar-se o quarto país do mundo a concluir um pouso no satélite terrestre, depois dos programas espaciais soviéticos, americanos e chineses.

A meta seria explorar o polo sul lunar, cuja análise do gelo ali presente poderia contribuir para calcular a incidência de terremotos. Também poderia vir dali informações sobre os materiais para a produção de combustíveis para veículos espaciais.

O primeiro-ministro do país, Narendra Modi , que foi ao centro espacial de Bangalore para acompanhar o pouso, disse aos cientistas que eles "fizeram (até agora) não é um pequeno avanço".

— Altos e baixos acontecem na vida. Seu trabalho duro nos ensinou muito e toda a nação tem orgulho de vocês — acrescentou. — Se a comunicação (com a sonda) retornar... vamos torcer pelo melhor... Nossa jornada continuará. Sejam fortes. Eu estou com vocês.

Fonte: CLICRBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário