sexta-feira, 8 de maio de 2020

Imagens da Nasa revelam detalhes nunca antes vistos nos rios de Marte.

Uma equipe da Universidade de Utreque, nos Países Baixos, e do Museu de História Natural, no Reino Unido, revelou detalhes jamais vistos dos rios de Marte. O estudo foi resultado da análise de imagens tiradas pelo Experimento Científico de Imagem de Alta Resolução da Nasa (HiRISE, na sigla em inglês), que está a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, lançada em 2005.

Os pesquisadores examinaram fotos do interior da Bacia de Impacto Hellas, situada no hemisfério sul do Planeta Vermelho. Os registros revelaram uma pilha de rochas com 200 metros de espessura das paredes de um penhasco situado dentro da cratera.

Estudando esses sedimentos a equipe descobriu que o penhasco foi formado por água corrente, provavelmente rios, que percorriam a região há 3,7 bilhões de anos. "Nunca vimos um afloramento [exposição rochosa] com tantos detalhes", afirmou Joel Davis, um dos estudiosos, em comunicado. "Esta [pesquisa] é mais uma peça do quebra-cabeça na busca pela antiga história de Marte, fornecendo novas informações sobre quanta água ocupava essas paisagens antigas."

Davis explica que os rios que formaram esse afloramento provavelmente permaneceram ativos centenas de milhares de anos. Segundo ele, essa descoberta embasa a importância de pesquisarmos rochas sedimentares daquele período se quisermos encontrar evidências de vida como a conhecemos em Marte.

De acordo com os cientistas, aqui na Terra, rochas sedimentares têm sido usadas por geólogos há gerações para estudar como eram as condições em nosso planeta milhões de anos atrás. "Agora temos a tecnologia para estender essa metodologia a outro planeta terroso", observou William McMahon, coautor do artigo. "Marte abriga um antigo registro de rochas sedimentares que se estende ainda mais no tempo do que o nosso."

Fonte:Galileu/Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário