domingo, 12 de outubro de 2025

Brincando com a casuística.

A ufologia é um tema recorrente na "cultura pop", sendo abordada de diversas maneiras, como filmes, séries, revistas em quadrinhos, musicais e até peças de teatro. E temos no mercado um "zilhão" de quinquiharias oferecidas pelas internet, para todos os gostos. A fabricante japonesa de brinquedos TOMY lançou no início dos anos 2000 uma linha de brinquedos chamada Chocovader, que era composta por pequenas figuras de plástico acompanhadas por esferas ocas de chocolate no estilo Kinder Ovo. Parte das figuras que faziam parte da coleção seriam baseadas em seres pertencentes a casuística ufológica mundial. A coleção foi dividida em quatro temporadas. Eram vendidas em postos de conveniência. Outros fabricantes pelo mundo também se aventuraram na produção de brinquedos baseados em casos famosos ou bizarros da ufologia.


Alguns brinquedos:

O caso Roswell (1947)



O caso do falso alienígena alemão (1950)


O caso do monstro de Flatwood (1952)


O monstro ganhou outra edição, em 2003, em tamanho maior, com 17 cm, vendido separadamente, sem o chocolate, e sendo produzido em parceria com a BANDAI.


Na sua edição de dezembro de 2004 a revista japonesa HYPER HOBBY lançou uma versão do monstro para ser colocada na ponta do dedo.


Caso Rosa Dainelli (1954)


O caso do Mothman (1966)


O caso do Pé Grande (1967)
Este brinquedo não foi produzido pela TOMY e nem BANDAI. Foi produzido pela empresa americana Archie McPhee e vem acompanhado de outro brinquedo que imita a suposta vocalização de um Pé Grande.


O caso dos cérebros gigantes de Palos Verdes (1971)


O caso Kofu (1975)

O boneco do caso Kofu é outro brinquedo que não foi desenvolvido nem pela TOMY e nem a BANDAI, foi produzido pela também japonesa Zakures Hobby.


O caso Voronezh (1989)
O caso Voronezh também ganhou outra edição, em 2003, em tamanho maior, com 17 cm, vendido separadamente, sem o chocolate, e sendo produzido em parceria com a BANDAI.

Chupacabras (1995)
Este brinquedo é produzido pela BANDAI, pertence a uma coleção chamada UMA - Unidentified Mysterious Animals e é vendido em máquinas automáticas em postos de conveniência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário