segunda-feira, 20 de julho de 2009

Cientistas detectam possível magnetar na Via Láctea.


Imagem detalhada de telescópio nas Canárias mostra área com grande emissão de raios X produzidos pela estrela de nêutrons

O Grande Telescópio Canárias (GTC), instalado no Instituto de Astrofísica das Canarias (IAC), na Espanha, captou a imagem mais profunda da zona onde reside um fenômeno cósmico que surpreendeu os cientistas no início do mês. Trata-se de um magnetar - estrela de nêutrons com alto valor de campo magnético e responsável por grandes explosões de raios X e raios gama - que, segundo os pesquisadores, estaria localizado dentro da Via Láctea, a galáxia da Terra.

O magnetar observado pela equipe do Instituto de Astrofísica de Andalucía (IAA) permaneceu em estado letárgico por mais de 30 anos, emitindo a intensa claridade registrada atualmente e que foi provocada por um reajuste no seu campo magnético. Os especialistas acreditam que este seja um candidato a magnetar na Via Láctea porque o GTC não detectou nenhuma galáxia anfitriã nas proximidades.

Ainda assim, os astrônomos não descartam a possibilidade de que a fonte de energia resida em uma das galáxias mais distantes do espaço, a cerca de bilhões de anos-luz da Via Láctea.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário