sexta-feira, 17 de julho de 2009

Fragmentos não danificaram o Endeavour; Nasa divulga imagem.


Três faixas podem ser vistas claramente nesta imagem (parte inferior do tubo)

A Agência Espacial Americana (Nasa) divulgou nesta sexta-feira imagens do tanque externo do ônibus espacial Endeavour no momento do lançamento na última quarta-feira. Vários pedaços se desprenderam e pelo menos um deles atingiu a estrutura do ônibus, no entanto, a Nasa informou que seus especialistas descartaram que o escudo térmico do Endeavour tenha sido danificado.

"Não há nada visto (no Endeavour) que nos cause preocupação", disse o diretor de voos do ônibus espacial, John Shannon, em entrevista coletiva no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Cañaveral (Flórida).

Shannon destacou que os especialistas da agência espacial americana buscarão as causas de tais desprendimentos para evitar a repetição dos episódios nas próximas missões do ônibus espacial.

"Temos que entender isto", o que levou os fragmentos de espuma isolante a chegar até uma zona da nave que nunca havia sido atingida nestas condições, explicou Shannon. "É preciso compreender, para o próximo voo" do ônibus espacial, previsto para agosto.

O Endeavour deve chegar nesta sexta-feira à ISS, onde ficará 11 dias e meio. O objetivo da missão é levar e instalar na estação espacial o último dos três componentes do laboratório japonês Kibo.

Fonte: Portal Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário