sábado, 18 de julho de 2009

Ônibus espacial Endeavour completa acoplamento à ISS.


O ônibus espacial Endeavour, com sete tripulantes, atracou nesta sexta-feira à Estação Espacial Internacional (ISS), onde estão outros seis astronautas. A Nasa (agência espacial americana) informou que o acoplamento foi concluído às 14h47 (Brasília), quando as duas naves sobrevoavam a costa norte da Austrália, orbitando a Terra a cerca de 27 mil km/h.

Antes da aproximação da ISS, o ônibus espacial fez a já rotineira rotação de 360° em que os tripulantes da estação tiraram fotos dos revestimentos térmicos da parte inferior, do nariz e das bordas das asas do Endeavour. Durante o lançamento na quarta-feira passada, as câmeras da nave registraram o desprendimento de pequenos pedaços da espuma isolante do tanque exterior de combustível, que poderiam ter danificado a proteção térmica da nave.

Os técnicos da missão em Houston (Texas) analisarão as imagens para detectar danos nesse revestimento térmico, que protege a nave no momento do reingresso à atmosfera e do atrito das temperaturas até 2 mil graus Celsius.

Nos próximos dias, os astronautas da nave farão cinco jornadas de trabalhos extraveiculares em que continuarão anexando equipamentos e reparando partes da ISS, um projeto de US$ 100 bilhões no qual participam 16 nações.

Fonte: Portal Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário