quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Chuva de meteoros anual corta o céu dos EUA





A chuva de meteoros conhecida pelo nome de Perseida pode ser vista nesta quarta-feira quando o fenômeno atingiu o seu pico. Dezenas de curiosos se reuniram em um parque da Califórnia, nos Estados Unidos, para registrar o fenômeno. A Perseida, observável com maior nitidez no Hemisfério Norte, ocorre anualmente quando a Terra atravessa o espaço onde estão os escombros deixados pelo cometa Swift-Tuttle. O cometa completa sua órbita a cada 130 anos e passou a última vez pelo planeta em 1992.

O fenômeno é visível a partir da metade de julho, mas registra a maior atividade entre os dias 8 e 14 de agosto, chegando ao pico no dia 12. Nesta época, os meteoros são mais brilhantes e alguns deles deixam trilhas luminosas de gás, cortando o céu a cerca de 60 km/h.

Segundo o jornal português Diário de Notícias, os especialistas esperam observar com seus telescópios uma média de 110 meteoros por hora. Essas estrelas-cadentes parecem se originar em um ponto específico do céu, onde se localiza a constelação de Perseus, dando o nome Perseidas, explicou um astrônomo citado pelo diário.

Existem relatos da chuva de estrelas desde o século VIII, mas somente em 1835 o belga Adolphe Quetelet identificou que se tratava de um acontecimento anual.

Fonte: Portal Terra/UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário