sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Telescópio Kepler envia imagens "estupendas" de planeta.

O telescópio espacial Kepler enviou imagens em alta definição de um planeta que está a 1.000 anos luz de distância, cinco meses depois de ter sido lançado no espaço com a missão de encontrar planetas semelhantes à Terra, informou a Nasa nesta quinta-feira.

O telescópio, que ainda está em fase de ajustes e foi enviado em março para vasculhar a galáxia em busca de planetas semelhantes à Terra, transmitiu imagens de alta definição de um planeta batizado de HAT-P-7-B.

Graças às imagens, "é a primeira vez que alguém vê luz deste planeta", a 1.000 anos luz da Terra, disse William Borucki, principal pesquisador da missão Kepler e co-autor de um relatório que será publicado na sexta-feira pela revista Science.

E, se os cientistas ficaram entusiasmados com a luz ótica do HAT-P-7-B captada pelo Kepler - e que o astrofísico do Instituto Carnegie Alan Boss disse ser "de fato deslumbrante" -, estavam ainda mais animados pelo fato do telescópio estar funcionando tão bem.

"A verdadeira manchete é o trabalho do Kepler", afirmou Boss, já que o telescópio "tem capacidade para detectar o trânsito de um planeta do tamanho da Terra passando em frente a uma estrela parecida com o Sol e produzindo uma sombra muito fraca".

"Agora sabemos que o Kepler pode" contabilizar quantos planetas orbitam em sistemas parecidos ao do Sol na região da Via Láctea, indicou Boss.

A um custo de 600 milhões de dólares, o Kepler é a primeira missão da agência espacial americana que procura por planetas semelhantes à Terra em sistemas parecidos com o nosso Sistema Solar.

Com o Kepler, os cientistas esperam poder responder se há "montes de planetas como a Terra em nossa galáxia ou se estamos sozinhos".

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário