sábado, 5 de setembro de 2009

Lixo espacial passa a 1 km da Discovery e da ISS.

Os restos de um foguete europeu Ariane passaram hoje a 1,3 km da nave Discovery acoplado na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), sem que fosse uma ameaça para as naves ou os 13 astronautas que as habitam, informou a Nasa (agência espacial americana). A agência informou que o pedaço de foguete passou da esquerda para a direita acima da ISS.

"A equipe de controle de missão continua observando os restos (do Ariane), mas eles passaram como se esperava e já não são motivo de preocupação para o complexo orbital", assinalou a porta-voz Nicole Cloutier Lemasters da Nasa. A "Discovery" e a ISS acoplados orbitam a Terra a cada 90 minutos, a cerca de 27 mil km/h, a uma altura de 385 km.

Os restos do foguete, precisamente o Ariane 5, enviado ao espaço em 2006 para a colocação em órbita de dois satélites de comunicações, passaram cerca do complexo orbital, assinalou a agência espacial americana.

A Nasa observou durante dias a aproximação do lixo espacial para assegurar-se que não ia colidir com a ISS ou a Discovery. Uma aproximação mais perigosa do lixo teria requerido uma manobra de evasão mediante o acionamento dos motores da Discovery.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário