segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Rússia adia por dois anos lançamento de nave a Marte.

A Roscosmos (agência espacial russa), nesta segunda-feira (21), adiou por dois anos o lançamento da nave "Fobos-Grunt" a Marte, que deveria instalar uma estação automática em um satélite desse planeta.

"Hoje, na reunião da Roscosmos, foi tomada a difícil decisão de adiar por dois anos o projeto Fobos-Grunt", disse Lev Zelinoy, diretor do Instituto de Pesquisas Cósmicas da Academia de Ciências russa, segundo a agência russa Interfax.

Dessa forma, acrescentou, a "Fobos-Grunt será lançada na próxima janela astronômica".

"Queremos aumentar a confiabilidade da missão, reduzir os riscos e garantir o sucesso", afirmou.

Segundo o plano inicial, o aparelho deveria partir em outubro a partir da base de Baikonur (Cazaquistão), impulsionado por um foguete Zenit-2SB, e alcançar a órbita de Marte 11 meses depois.

Lua

Em torno de abril de 2011, o plano era que um módulo da nave russa aterrissasse em Fobos, uma das luas marcianas --que segundo alguns cientistas foi um asteroide capturado pela força de gravidade de Marte--, para retornar à Terra em julho de 2012.

Na lua de Marte, ficaria funcionando durante longo tempo uma estação automática que averiguaria o espaço e o clima do planeta.

O projeto Fobos-Grunt permitiria ensaiar as principais tecnologias das futuras expedições a Marte, como a tomada de provas de terreno em condições de falta de gravidade e, sobretudo, a operação de aterrissagem.

Além disso, as mostras recolhidas deveriam servir para compreender como se formaram os planetas do sistema solar.

Recentemente, a Roscosmos e a ESA (Agência Espacial Europeia) assinaram um acordo para empregar os centros europeus de acompanhamento a fim de guiar a Fobos-Grunt.

Fonte:FOLHAONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário