segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Brasil lança foguetes de treinamento nos próximos dois dias.


A Agência Espacial Brasileira (AEB) realiza nesta terça e quarta-feira a segunda fase da operação Fogtrein em que serão lançados dois Foguetes de Treinamento Básico (FTB). Os lançamentos ocorrem às 17h no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CBLI), em Parnamirim (RN).
A Fogtrein II busca treinar os recursos humanos, operacionais e equipamentos do CLBI e do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. A operação também tem o objetivo de certificar foguetes instrumentados para o aprimoramento e a manutenção da capacidade operacional dos centros, previstas no Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae).
O FTB é um foguete mono-estágio, não guiado, com 3,05 m de comprimento e 67,8 kg. O motor propulsor é composto de combustível sólido e tem apenas uma fase de queima de 4 s, alcançando mais de 30 km de altura e caindo em alto mar a mais de 16 km da costa. Durante o voo, os foguetes estão preparados para disponibilizar 5 kg de carga útil para experimentos tecnológicos, bem como instrumentos de acompanhamento das estações de telemedidas.
A primeira fase da Fogtrein ocorreu em agosto deste ano, no CLA. Na ocasião, dois foguetes foram lançados com sucesso.
Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário