segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Nasa divulga imagens de colisão proposital gerada na Lua.



A Nasa divulgou a primeira imagem da projeção de destroços causados pelo choque de um de seus aparelhos que se precipitou à grande velocidade, no dia 9 outubro, formando uma cratera no polo sul da Lua durante missão para investigar a presença de água. A foto de má qualidade, revelada neste final de semana, foi captada pelas câmeras da sonda LCROSS (Lunar Crater Observation and Sensing Satellite) que acompanhava o aparelho e também caiu quatro minutos após, na mesma cratera.
A imagem, registrada 15 s após o impacto, mostra uma faixa com muito brilho e de cerca de 6 a 8 km, precisa a Nasa. "Há indicações nítidas de uma ejeção de vapor e de finos fragmentos", precisa Anthony Colaprete, o diretor científico do projeto LCROSS, em communicado publicado no site da agência espacial americana.
"Uma equipe de cientistas analisa os dados obtidos", acrescenta ele, sem fazer nenhuma indicação sobre a presença ou não de água. A equipe científica da LCROSS vai continuar a analisar e a verificar os dados recolhidos para determinar se a cratera contém ou não gelo ou água, prosseguiu. O processo poderia levar várias semanas.
Outras imagens transmitidas pela LCROSS indicam que a cratera, que resultou do choque do projetil de 2,3 t, é de cerca de 28 m de comprimento.
Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário