quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Entenda a importância de achar moléculas orgânicas em exoplanetas.


A descoberta de moléculas orgânicas --que são a química elementar para a vida-- na superfície do explaneta HD 209458b é muito importante porque, de acordo com a agência espacial norte-americana Nasa, já traz a possibilidade de que será comum encontrar planetas com moléculas que podem ser vinculadas à vida.

Outro planeta fora do Sistema Solar já tinha sido rastreado como portador de moléculas orgânicas. Em dezembro de 2008, a Nasa anunciou ter encontrado dióxido de carbono no HD 189733b, no qual água em vapor e metano também já foram identificados.


As duas descobertas vão permitir comparações e estudos mais avançados por parte dos astrônomos --além do rastreio de possíveis indícios de vida em outros planetas. Cientistas da Nasa já creem no potencial do achado. "A descoberta de componentes orgânicos nos dois exoplanetas já traz a possibilidade de que será corriqueiro encontrar planetas com moléculas que podem ser vinculadas à vida", disse o pesquisador Mark Swain, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.
Exoplanetas são os astros encontrados fora do nosso Sistema Solar. O primeiro exoplaneta foi encontrado em 1995.

Nesta semana, o Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), anunciou a descoberta de 32 novos planetas fora do Sistema Solar, orbitando em estrelas distantes. Com a descoberta do ESO, a contagem de exoplanetas salta para um total de 403, segundo a contagem de exoplanetas da Nasa. Destes, os planetas próximos a estrelas totalizam 340.


Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário