quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Para comitê, Nasa deve mudar planos de voltar à Lua



A Nasa precisa fazer uma grande mudança em seu plano de levar astronautas de volta à Lua, disse um comitê independente à Casa Branca nesta quinta-feira (22). 
A agência espacial escolheu o destino errado e o foguete errado, disse o presidente do comitê, ao entregar o relatório final do grupo, encomendado pelo presidente Barack Obama, foi divulgado para o público.



Uma versão de teste do foguete, o Ares I, está em uma plataforma de lançamento em abo Canaveral, aguardando o voo de estreia, marcado para semana que vem. De acordo com o comitê, a Nasa deveria se focar em foguetes maiores.


Asteroide
O presidente do grupo, Norman Augustine, afirmou que faz mais sentido pousar em um asteroide ou em uma das luas de Marte. Ele afirmou que isso poderia ser feito antes dos 15 anos previstos pela Nasa para o retorno à Lua.


Os planos de exploração foram criados para responder a uma determinação do então presidente George W. Bush, depois do desastre do ônibus espacial Columbia, em 2003.



O plano original, de usar uma base na Lua como ponto de partida para a exploração de Marte, não tem verba suficiente para funcionar, diz o relatório de 155 páginas. A partir de 2014, a Nasa precisaria de mais US$ 3 bilhões ao ano para levar astronautas para além da órbita da Terra. 

Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário