terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Parou por quê? Os efeitos de uma ‘crise de fornecimento’ de gás



Galáxias, em especial as espirais, são conhecidas por formarem estrelas universo afora. As imagens mais profundas, obtidas recentemente, mostram formação de estrelas em galáxias quando o universo tinha menos de um bilhão de anos de idade. Então o que se passa com esta galáxia?
NGC 2976 é uma galáxia espiral que nem tem cara de espiral, justamente porque faltam seus braços e a formação de estrelas se dá prioritariamente nos braços espirais. Nesta foto do Hubble nem dá para dizer que a galáxia é espiral. Onde foram parar os braços? E as estrelas que deveriam estar se formando neles?
A vizinhança é suspeita. NGC 2976 faz parte de um grupo de galáxias dominado por M81 a 12 milhões de anos-luz de distância, e a história é um tanto tortuosa. A interação entre as galáxias do grupo disparou a formação de estrelas na 2976 e isso vem ocorrendo há pelo menos 500 milhões  anos. Só que essas interações também roubaram o gás da galáxia, em especial das suas partes mais externas. O que sobrou escoou rapidamente para o seu centro. Isso explica a falta de braços e a baixa formação de estrelas nas partes externas.
Atualmente, o que está acontecendo é que está acabando o gás nas partes externas e, por isso, a formação de estrelas está definhando. Além disso, essa crise de gás chegou ao centro. A quantidade de gás que foi para as regiões centrais está se esgotando à medida que mais e mais estrelas estão se formando. Segundo Benjamin Williams, da Universidade de Washington em Seattle, que liderou essa pesquisa, mais 500 milhões de anos e a festa acaba: não haverá mais formação de estrelas nessa galáxia.
O curioso neste caso é que a galáxia parece estar “encolhendo”, já que a taxa de formação de estrelas está diminuindo de fora para dentro! Teorias e simulações mostravam que este tipo de interação era possível, mas NGC 2976 é o melhor exemplo prático disso.
Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário