terça-feira, 12 de julho de 2011

Alunos brasileiros batizam asteroide descoberto por venezuelano.

Que nome você daria a um asteroide?

Esta é a divertida tarefa que seis alunos do Colégio Estrela Sirius, de São Paulo, terão. Eles foram escolhidos depois de formar a equipe Flink e serem premiados no 5º Grande Desafio, atividade realizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp.

Agora eles poderão batizar o asteroide 79884 (pois ele tem esse nome sem graça!), descoberto em 1998 por um astrofísico venezuelano.

Os estudantes da equipe Flink -- Carlos Eduardo Teixeira, Jeisa de Souza, Gabriel Padovan, Pepita Ortega, Thais de Barros e Bruno Bresciani-- precisam seguir algumas regras para batizar o asteroide: o nome não pode ter mais de 16 caracteres; de preferência, deve ter apenas uma palavra; não ser ofensivo; ser pronunciável em qualquer idioma e não se parecer a outro nome já sugerido. Caso seja aprovado pela UIA, o nome fará parte da National Aeronautics and Space Administration (NASA) e entrará em sua base de dados.

Será a terceira vez que jovens estudantes brasileiros batizam um asteroide. Em 2007, alunos do Colégio Oswaldo Cruz, de Ourinhos, batizaram o asteroide 12367 com o nome de sua cidade. Em 2009, foi a vez dos alunos da Escola Municipal Maria Pavanati Favaro, de Campinas. O nome escolhido para batizar o asteroide 15453 foi Brasileirinhos.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário