terça-feira, 12 de julho de 2011

Robô-astronauta treina para reabastecer satélites.

Com o fim iminente do programa de ônibus espaciais, o governo dos Estados Unidos pretende estimular o desenvolvimento do transporte espacial privado, e também lançar as bases para todo um novo setor destinado à manutenção de satélites em órbita.

A Missão Robótica de Reabastecimento, que viaja a bordo do ônibus espacial Atlantis, usará o robô Dextre, da Estação Espacial Internacional, para testar ferramentas de reabastecimento e reparo de satélites já existentes - e que não foram projetados para serem reaproveitados.

'Eu comparo isso a um brinquedo da Fisher-Price para um robô, e não digo isso no sentido negativo', disse o comandante do Atlantis, Chris Ferguson, a jornalistas antes da decolagem.

Ferguson e seus três colegas chegaram no domingo à Estação Espacial Internacional, onde entregaram alimentos, roupas e outros mantimentos suficientes para um ano. Essa é a 135ª e última missão de um ônibus espacial, num programa que durou 30 anos e terminou por causa dos custos elevados.

A Missão Robótica de Reabastecimento, com equipamentos de US$ 22,6 milhões, deve ser instalada no exterior da Estação durante uma caminhada espacial de 6,5 horas, hoje, terça-feira (12).

Fonte: Globo.com / NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário