domingo, 11 de setembro de 2011

Missão GRAIL da Nasa parte rumo à Lua.

Depois de ter seu lançamento adiado em duas ocasioes, a missão GRAIL da Nasa partiu neste sábado com destino à Lua, onde suas sondas proporcionarão imagens para conhecer melhor a crosta e o núcleo do satélite.

 As duas sondas da missão GRAIL ("Recuperação da Gravidade e Laboratório Interior", na sigla em inglês) têm como missão medir o campo gravitacional da Lua e proporcionar imagens em raios X de sua crosta e núcleo, para ajudar a conhecer melhor a estrutura que se encontra sob a superfície do nosso satélite.

 O foguete que transporta as sondas foi lançado exatamente às 10h08 (de Brasília) de Cabo Canaveral, no estado americano da Flórida, depois que os fortes ventos obrigaram o adiamento do primeiro lançamento deste sábado para as 9h28 (de Brasília). Esta foi a terceira tentativa de lançamento, previsto inicialmente para quinta-feira. Naquela ocasião, as más condições atmosféricas levaram ao cancelamento, enquanto a segunda tentativa, no dia seguinte, foi adiada por uma falha no sistema de foguetes propulsores Delta 2.

 A missão GRAIL contribuirá para entender melhor a relação entre a Terra e seu satélite, de modo que a Nasa poderia melhorar suas estimativas caso decidisse voltar a enviar uma missão tripulada à Lua. Segundo os cientistas, com os dados obtidos pelas sondas será elaborado o mapa gravitacional mais completo que existe até o momento.

 A viagem terá, além disso, uma missão didática para aproximar o espaço às crianças. As sondas levarão a bordo câmeras denominadas MoonKAM, graças às quais estudantes de todo o mundo poderão pedir fotografias de determinados lugares da Lua quando as naves passarem sobre eles.


Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário