quinta-feira, 26 de julho de 2012

ESA busca independência em lançamentos espaciais.

A Agência Espacial Europeia (ESA) começou a investigar a viabilidade de uma nova abordagem para o acesso da Europa ao espaço, que visa à autossuficiência dos serviços de lançamento a longo prazo. A ideia do Novo Serviço de Lançamento Europeu (Nels, na sigla em inglês) é prover serviços a clientes governamentais e privados no continente. A ESA já conta com lançadores como Ariane 5, Vega e Soyuz, do Porto Espacial Europeu na Guiana Francesa.

Recentemente, a ESA realizou um concurso de apresentação de propostas para estudos de viabilidade para o Nels. A pesquisa, de 12 meses, vai definir o futuro do setor europeu de lançamentos, buscando atender às necessidades do mercado. Duas equipes industriais, formadas por entidades de diversos países da Europa, ganharam contratos de estudos na competição.

Os estudos paralelos começaram no início de julho. Os resultados preliminares devem ficar prontos ao fim de setembro, para fornecer conteúdos úteis para os Estados membros da ESA, que se preparam para tomar decisões sobre o futuro no desenvolvimento de lançadores em novembro no Conselho Ministerial.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário