quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Montanhistas iniciam testes para futura missão em Marte.

Para simular as condições da pressão atmosférica no Planeta Vermelho, cinco mulheres e cinco homens vão passar seis dias num dos pontos mais altos da Europa. Estudo serve com análise para uma futura missão espacial.

Cinco mulheres e cinco homens estão desde segunda-feira (22/08) nos Alpes valaisanos, localizados entre a Itália e a Suíça, num teste para avaliar as condições de uma futura missão espacial rumo a Marte.

Os dez montanhistas vão passar no total seis dias numa das construções de maior altitude da Europa, o refugio de montanha Regina Margherita, 4.554 metros acima do nível do mar. O objetivo é testar suas reações num local de baixa pressão atmosférica e com ar rarefeito.

"Se, no futuro, astronautas forem enviados a uma base em Marte, é provável que vivam e trabalhem sob uma pressão atmosférica semelhante", explicou o diretor médico do projeto, Ulrich Limper.

Muitas pessoas, quando repentinamente expostas a grandes mudanças nas condições de pressão atmosférica, acabam sofrendo as doenças da altitude – o chamado "mal da montanha" –, cujos sintomas incluem dor de cabeça, náusea, e inchaços nos pés e nas mãos.

Os pesquisadores vão analisar, entre outras coisas, quais são as melhores formas de lidar com os males causados pela altitude. Uma porta-voz do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) afirmou que os voluntários não são candidatos a astronautas, mas sim, pessoas comuns que se dispuseram a participar dos testes.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário