sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Nasa recupera contato com sonda solar que estava perdida há quase 2 anos.

Os cientistas da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa, na sigla em inglês) conseguiram recuperar na noite do último domingo (21/08) uma sonda de investigação solar que estava perdida há quase dois anos.

A sonda Stereo-B, projetada para trabalhar em conjunto com outra similar realizando observações do Sol, deixou de comunicar com a Terra no dia 1º de outubro de 2014. Durante 22 meses, a equipe responsável da missão esteve tentando restabelecer contato.

O contato foi estabelecido pelo observatório Deep Space Network, que vigia as comunicações de missões espaciais.

Segundo a Nasa, a prioridade agora é "ampliar o processo de recuperação para avaliar a saúde da sonda, restabelecer o controle e avaliar todos os subsistemas e instrumentos".

A comunicação com a sonda espacial se perdeu após reiniciar os sistemas da nave para preparar uma das fases mais delicadas da missão, quando o equipamento ficava oculto pelo Sol.

O reinício dos sistemas não ocorreu de maneira adequada e a sonda ficou oculta pelo Sol. Depois, a Nasa não soube mais dela.

Os cientistas tinham ainda mais dificuldade para localizar a sonda porque não sabiam em que parte da órbita ela estava exatamente. Alguns pesquisadores consideravam que uma falha em um dos sistemas que detectam a velocidade levou o equipamento a se movimentar fora de controle.

As duas sondas Stereo foram pensadas para realizar uma missão de dois anos que levaria para observar a atividade do Sol a partir das faces opostas que não podem ser observadas desde a Terra.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário